26 de janeiro de 2012

Resenha da Pâmela Castilhos

Olá,

A querida leitora Pamela Castilhos fez uma resenha maravilhosa do livro Garota apaixonada em apuros e me deu permissão para postar no blog. Amei o carinho e a resenha! Muito obrigada, Pamela!!

Resenha:
O livro a ser resenhado se chama “Garota Apaixonada em Apuros” da escritora Carolina Estrella e confesso que o comprei pelo preço (10,00 com frete grátis) e o título me chamou a atenção, remetendo o período de 15 aos 18 anos – período que as adolescentes pensam que podem tudo e sofrem como se não houvesse amanhã.

“Sou uma garota em constantes apuros, mas acho que fazem parte da vida essas aventuras, ou melhor, essas desaventuras amorosas.” Pág. 122
Em meio aos conflitos, vemos surgir uma nova amizade com o Pedro, o melhor amigo do Nelson – ok confesso que no começo queria que ela ficasse com ele, mas quando fui lendo vi o quanto ele era moleque – a interação com os pais mesmo que pouco citados, mas de fundamental importância na formação do caráter da Gabi, as partidas de vôlei com o amigo Gustavo – o achei meio deslocado, não o vi do meio pro final do exemplar, fiquei triste com a morte do Peter, o furão – que me fez lembrar minha cadelinha quando ela faleceu, o passeio a Minas Gerais e a fonte da beleza com a água ruim de beber – imaginei essa cena..hehehe, a ida ao resort e o beijo ruim e principalmente o amadurecimento da Gabi com relação ao Nelson.
Gabi e Nelson tiveram um começo tímido por parte dele, se conheceram quando a Gabi falava com a Talita, que era a melhor amiga dele e uma série acima da Gabi que estava começando o primeiro ano do ensino médio, no intervalo do colégio - mais tarde ela soube que isso foi combinado entre os dois. Gabi que no início, o “animal estranho, magrelo, loiro com barba nascendo” não chamou a sua atenção, acabou caindo de amores pelo rapaz, e fez tudo o que pode para se aproximar dele, tanto que o beijou pela primeira vez.
“M ais tarde descobri o que me chamou atenção nele: o olhar. Porque através do olhar eu pude perceber muitas coisas que ele tentava esconder de mim”. Pág. 12
Nelson só falava com ela quando estavam sozinhos, ligava para ela todos os dias e ficavam horas conversando, pegavam o mesmo ônibus, enfim quando eram apenas os dois tudo fluía maravilhosamente, até o momento que ele tomou coragem e se declarou, ao ver os amigos saiu correndo – infatilidade, oi???, a deixando sem entender o que estava acontecendo. Soube depois que os amigos ficavam dele falando mal dela por ser mais nova e usar aparelho – qual o problema disso???. Quando tudo parecia perdido, Nelson retorna na vida de Gabi em um momento frágil – a separação dos seus pais – e conta com o apoio incondicional da “amiguinha predileta” para ajudá-lo a passar por essa situação da maneira mais amena possível. Após esse episódio as coisas começam a melhorar até a festa de fim de ano da Talita na qual Nelson ficou bêbado e protagonizou cenas vergonhosas, desde dançar em cima da mesa até beijar outra na frente da Gabi – pobre Gabizinha...
Depois disso, Gabi muda de atitude, cansa da imaturidade do Nelson e resolve viver a sua vida, sem pensar tanto nele, mas na volta do resort encontra pacotes com pedidos de desculpas e um lindo vestido branco para ser usado no réveillon, um bilhete que por mais que a tenha comovido a deixou com um pé atrás e um par de brincos que por mais lindos que sejam não a fizeram esquecer o passado. Na noite do réveillon como se fosse uma cena de filme, na contagem regressiva a pista de dança se abre e Gabi, que estava sozinha, já que as amigas foram arranjar ficantes, fica sozinha e o Nelson aparece do nada e a beija e assim começam a namorar e como todo começo de namoro é um mar de rosas, mas infelizmente as personalidades fortes de ambos acabam atrapalhando um pouco.
“Só quero deixar claro para todo mundo que o namoro não é um conto de fadas o tempo todo, mas é possível ter um convívio feliz com uma pessoa. Devemos procurar aproveitar ao máximo todos os momentos marcantes  de nosso relacionamento e ser sempre bastante sincero com o parceiro.” Pág. 129
Não gostei do livro ser narrado em forma de conto, achei que por ser baseado em um diário seria no estilo “diário da princesa” contando um ano da vida da protagonista. Foram pequenas estórias com capítulos contínuos que comecei lendo com o “Pedro Siquara” fala na contra-capa “o livro é para ser lido aos poucos, como um diário, página por página”. Fiz isso e por conta das atribulações do trabalho tive que deixá-lo de lado por dois dias, mas quando voltei quis logo terminá-lo para resenhar.
“Desde pequena Carolina Estrella escreve suas aventuras e desventuras. Escreveu peças de teatro para as amigas, reinventou contos de fadas, encheu páginas e páginas de diários.
Mais tarde, aos 17 anos, sofreu como todo mundo na hora de escolher uma carreira. Fazer jornalismo pareceu uma escolha natural para alguém que vivia metida entre os livros e tinha a cabeça cheinha de idéias. Foi na universidade que a vontade de escrever mais e mais começou a crescer. Junto com esse desejo veio a certeza de que seu lugar era aqui: dentro de um livro.
Em seu romance de estréia, Carolina Estrella mergulhou nos seus antigos diários, voltou no tempo da primeira paixão avassalador, do frio na barriga, das descobertas e paixões.
O livro conta com duas edições, eu pensei que iria receber a capa 1, que era mais adolescente, mas recebi a 2ª mostrando um lado mais moderno. Informações retiradas da contra capa do livro – reprodução.
Acessem o Blog do livro: www.seriegarota.com
A história é narrada pela Gabriela “Gabi” a protagonista do livro, que relembra através de pequenas estórias uma das aventuras dos seus 15 anos, nos quais caiu de amores por um garoto Nelson que era mais velho, e vivia no conflito – namorada e amigos, sabe aquela época em que o garoto que você está afim quer chamar a sua atenção, mas também quer ser aceito pelos amigos e acaba te deixando de lado?? Pois bem esse foi o drama da moça que contava com o apoio incondicional das amigas – sempre elas - para ajudá-la a chegar nele ou até quem sabe esquecê-lo de vez.